quinta-feira, 5 de junho de 2008

Sobre a Amizade

São poucos os assuntos que me fascinam tanto quanto a amizade. Sem dúvida, já escrevi sobre este mais do que qualquer outro assunto. Iniciarei minha jornada pelos caminhos da amizade nesse Blog com uma breve introdução:

Antigamente a palavra “amizade” definia relacionamentos a beira da perfeição, era usada cautelosamente pelo grande valor que em si carregava. Foram poucos os que atingiram em seus relacionamentos o ideal proposto pela palavra, tanto que existem alguns ensaios e idealizações sobre o assunto, mas são raros os testemunhos de uma verdadeira amizade. Um exemplo disso é a Bíblia, que tão vasta em temas apresenta somente um relato detalhado de amizade entre humanos, e o faz abismando leigos no assunto com termos como “a alma de Davi se ligou a de Jônatas”.

Ao transcorrer da historia, o real significado de amizade foi se esvanecendo e ela passa agora a abranger todos os relacionamentos saudáveis humanos. Seria de minha vontade recuperar a grandeza autêntica da palavra amizade, mas para isso haveria necessidade de encontrar outra forma de classificar os bons relacionamentos que não são amizade, colegas. Por experiência, prefiro manter a inversão de valores caracterizando a amizade que beira a perfeição como verdadeira, não porque as outras sejam falsas, mas porque essa denota o primitivo sentido da palavra.

Nos textos sobre a amizade, ponderarei alguns de seus níveis e seus benefícios, mas enfatizarei e celebrarei o dom da amizade verdadeira. Amantes dessa encontrarão aqui refúgio; Candidatos, auxílio; Solitários, esperança.

2 comentários:

Anônimo disse...

(L) soh vim dar um oi.

Anônimo disse...

kde as fotos q vc prometeu?
so textos frios?