segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cheios de vazio

Vejo pessoas caminhando sem razão, sem direção, seguindo o vento. Caminham sem saber para onde querem ir, sem saber onde podem chegar. Caminham porque todos caminham, caminham porque sentem prazer em andar.

Seus olhares enfadados refletem o que se passa fundo de suas almas, sua insignificância. Não se julgam aptos para questionar e não lhes resta tempo, porque tudo o que devem fazer é andar.

Pessoas carentes de razões pela vida. Não controlam as emoções, não desenvolvem ensejos, não possuem crenças. Por não acreditar no que não podem ver, conformam-se com a cegueira perdendo assim de vista até o óbvio.

Envolvidos na decadente cultura tornam-se céticos, narcisistas, hedonistas, consumistas. Vítimas do próprio conforto, eles não podem parar de andar porque o mundo capitalista precisa girar.

Realidade cruel essa, onde as vidas são cheias de vazio. Onde a maldição do homem não é morte, mas a própria vida. Vida sem sentido, vida morta.

19 comentários:

Cah* disse...

Caraca! Que texto bom! A gente começa a ler sem saber qual é o sentido e de repente parece que ele fala de tudo. Muito profundo!

Jonatas Zukowski disse...

Como você pode ser um mágico com as palabras, palvras são como pessoas, juntas formam um elo que não se apaga jamais.

... disse...

não esquece: eu sou sua fã!!

Thybério Bastos disse...

O bom de ter uma vida com Deus são várias certezas, e dentre as certezas, a certeza de uma coisa:
"Nossa vida tem um propósito, e não estamos na Terra por acaso".
Belíssimo texto.

Unknown disse...

Profundo e poético. Se superando, ein? Vc tem um dom amigo, continue usando esse dom pra glória de Deus.

Thybério Bastos disse...

Add nos links do meu blog.

Jean Paulo disse...

eu percebi uma coisa meio espiritual no seu texto. Como se você quisesse dizer que Deus e fundamental e o capitalismo acaba com Ele. Espero que voce nao seja comunismo, afinal, a religiao é o ópior do homem, né nao?A imagem me ajuda a perceber o lado espiritual também. Bom, tá tudo muito bem dito e escrito, só não acho que a razão desse vazio todo seja a falta de Deus. Na idade média se acreditava muito mais nele e as pessoas eram, se não vazias, hipócritas e dissimuladas, pra começar no próprio clero.
Se você quer a solução pró mundo, não é essa. Mas sim alguma mudança política/ideologica.
e é só o que eu acho :D

jean disse...

comunista e ópio**
sorry!

André Hasse Urel disse...

Jean Paulo, gostei muito do seu comentário, muito mesmo, sua opinião será sempre respeitada e considerada nesse blog.

Bem, em primeiro lugar, como você mesmo disse, o texto tem uma denotação religiosa. Pra falar de religião, deveríamos separar a instituição religiosa, que de maneira geral destrói da fé, da fé cristã, seu fundamento. E aí situarmos criticamente as idéias de Hegel, como você colocou.

A vertente comunista do pensamento, no entanto, é mas conotativa. Percebo sim a razão de suas palavras, mas nunca quis parecer comunista ou defender ideais socialistas. Procurava somente construir uma reflexão moderada sobre até que ponto o consumismo extremo tira das pessoas sua vida, ou o que poderiam viver se reavaliassem seus motivos.

Não creio que o capitalismo acabe com Deus, nem buscava soluções para o mundo.
Percebi as maiúsculas sempre que você se referia a Deus.
Entre em contato e volte sempre. Um Abraço!!!

Laís disse...

aaahhhhh... kd o texto de aniversário do blog???
Parabéns pelo 1 ano do blog!!!

***Mariel*** disse...

Adorei o Texto Andrézinho...
fiquei refletindo sobre ele por um tempo... mt profundo e verdadeiro...
parabéns...
te adoro
saudades amigo

Anônimo disse...

Interessante...
O texto ficou bem simples e muito profundo (gosto disso). Também gostei do comentário do Jean.
Penso da seguinte forma: Todo ser humano vive uma vida vazia porque corre atrás de muitas coisas que, supostamente, trazem felicidade. [Que foi o que o André levantou no texto falando do consumismo, narcisismo etc.] Mas essas mesmas pessoas acabam descobrindo que nada disso traz satisfação e alegria - ter muitas coisas e ser bonitão (nos moldes da sociedade) não é garantia de felicidade. É aí que entra Deus na história. [Que ficou nas entrelinhas do texto]
Deus é a resposta para o vazio do homem simplesmente porque é Deus. Foi Ele quem nos criou e Ele sabe o propósito específico de cada um. Por isso que Deus traz significado para a vida do homem. E quando nós temos um significado, um propósito, uma razão para estarmos aqui, deixamos de apenas existir e passamos a viver verdadeiramente. E o fruto disso é a satisfação e felicidade.
Deus preenche o homem porque o homem sem Deus está fora do seu lugar original, pois Deus nos criou para adorá-lo. E um sistema político jamais seria bom o suficiente para trazer isso ao coração de uma pessoa. Porque é formado por homens, e homens são sempre imperfeitos, egoístas e orgulhosos a menos que Deus trate com eles (e é bem aqui que a Igreja de Cristo se encaixa).

Deus abençoe vocês.
Abração.
Gostei daqui.^^

Thybério Bastos disse...

Dormir, de fato, não é perda de tempo. E seria perda de tempo dizer que é. Mas dormir tempo demais, sim, é. Esse foi o sentido, hehe.

Jlt disse...

Incrível que você tenha posto tão bem em palavras algo que vivemos todos os dias sem realmente nos dar conta. O tempo passa exatamente desse jeito, e sentimos uma angustia estranha - esse sentimento de ir à lugar nenhum.

Apesar disso, tenho que discordar em parte do que Igor disse... Nosso proprósito não depende somente de Deus. A vida está em nossas mãos e cabe a cada um decidir como usá-la.

Anyway, ótimo blog! Vou passar mais vezes por aqui :D

Anônimo disse...

Só respondendo ao comentário do Jlt (cuja opinião eu respeito).

É verdade que a nossa vida está em nossas mãos, que temos livre arbítrio e que cabe a nós decidir que caminho seguir e que decisões tomar.
Mas essa verdade indiscutível não nega jamais o fato de que o nosso real propósito pertence a Deus. Um bom exemplo disse está em Jeremias 1.4-5 onde vemos Deus dizer que já conhecia e já tinha separado a vida daquele homem para uma finalidade específica. Agora, como acontece conosco, cabia a ele decidir obedecer e aceitar isso para si mesmo ou não.
É essa linha tênue entre ter a liberdade de escolha e ter a razão da existência que limita o poder do ser humano sobre a própria vida.
Como Deus é bom e manso, Ele nos permite decidir o que fazer - nos submeter aos sonhos dEle para nós, ou viver a vida como bem desejamos. E é claro que, como nós somos livres para escolher, também somos sujeitos às conseqüências atreladas ao caminho que trilhamos e responsáveis por nossas decisões.
O que diferencia uma vida satisfeita e feliz de uma vida vazia e sem sentido é exatamente essa escolha crucial citada por você. :)

Deus abençoe abundantemente.

Patrícia disse...

Adorei e reflete muito o q penso!
Bjsss...

Patrícia disse...

Voltei, pra dizer q feliz com sua presença no meu blog! Obrigada! Bjss!

Mororo disse...

Jean pablo ...
¨A religião não eh o opio da massa e sim o placebo ¨
achei massa seu comentario....

1.Andre ...vc nunca pode negar nem disfarçar a religião mesmo neh ?
mas eh meio ocntraditorio passar a vida com a razão pois a morte ! o sonho maravilhoso da morte!
2.Somos consumista pq as coisas podem estar sobre o nosso controle e elas duram bem mais tempo!
3.Sobre a insignificancia...a religiosidade passa uma historia q todos somos esenciais...e mto importante para Deus...mas pense bem! depois de 2 anos de sua morte la na malasia vc sera realmente necessario...o q vc inventar ou fizer...sera q ninguem mais poderia ter feito ...nossa curta vida nao nos dah oportunidade de conferir...resumindo acho q somos inuteis...e se vc quiser manter sua sanidade mental pode negar...e dizer q vc eh unico e indispensavel...mas quando vc for demitido ou nao passar em um consurso lembre-se...SOMOS INUTEIS!
4.Quem pode bater no peito e dizer q sabe onde quer ir realmente sem nenhuma duvida e q sabe o porque q caminha...uma coisa é verdade ..maioria das vezes caminhamos por circunstancias e ordens... vai dizer q vc foi durante as aulas do ensino medio pq sabia o q queria...e entrou na faculdade pq sente prazer ?

André Hasse Urel disse...

HahHAUhahauha...fazia tempo que não te via por aqui hein Jean...

Vou considerar suas perguntas retóricas, porque realmente acho que são. Mas sobre o que você disse de sermos dispensáveis, pergunte a uma mãe que perdeu o filho o que pode substitui-lo?!

Acho que somos um número insignificante DIANTEe do todo, mas nunca PARA todos!!!