sábado, 11 de abril de 2009

Páscoa.

Pelo pecado uma vez escravizado, andava errante o homem pelo mundo. Associava-se a prazeres voluptuosos e perdia sutilmente, na cega servidão, a identidade do reino para o qual fora separado. Ofuscava com a distância, a realidade de um Deus e cogitava em seu coração a descrença nutrida pelo sofrimento. Honrado, praticava a injustiça; Santo, profanava o sacro; Honesto,

................................cultuava a mentira; Curado, feria a rocha.

Pelo amor uma vez encarnado, andava em retidão o homem-Deus pelo mundo. Associava-se a pecadores e resgatava neles vividamente a identidade perdida. Brilhava como uma luz nunca antes tão próxima e acendia nos corações uma crédula chama nutrida de esperança. Desonrado, era a Justiça; Profanado, era o Santo; Rotulado mentiroso, era a Verdade; E ferido foi, pois era a Rocha.

Não há história mais bela do que a tragédia do calvário. Nenhuma toca meu coração com tanta alegria, nunca uma aliança foi tão comprometida. Com o poder do amor, o homem-Deus desfraldou da cruz a bandeira da salvação, e entregando-nos Sua vida restou-Lhe nossa morte. Mas sobre Ele o aguilhão da morte não triunfou, o Deus-homem venceu o sepulcro, concretizando a libertação de todo o cativo que carrega seu lábaro ensangüentado.

Da metáfora da escravidão à realidade da ressurreição, a páscoa significa esperança. Esperança de que apoteoticamente, o Deus-homem, montado em Seu cavalo branco venha vencendo e pra vencer, consumar o direito na cruz garantido, esmagar a cabeça da serpente e libertar, enfim e definitivamente, o homem errante que foi pelo pecado uma vez escravizado.

9 comentários:

Laís disse...

Gostei do texto!!!
mas acho que a imagem deixou a desejar... afinal se a Páscoa é tudo oq está escrito no texto, a imagem nao está representando fielmente o significado da Páscoa!! (essa é só a minha opinião)
Beijoo

André Hasse Urel disse...

Querida Laís, sua opinião é extremamente relevante e reflete claramente o paradoxo que eu pretendia abordar ao explorar o abismo existente entre o texto e a imagem. (Não é a toa que você é minha namorada!)...

Laís disse...

Aaahhh... eu devia ter imaginado a intenção do meu muito inteligente namorado!!!
Mas tudo bem, tá valendo neh?
Beijoo

Cah* disse...

Nossa, isso que é páscoa, mais do que libertação do egito ou ressurreição, ESPERANÇA. Sem dúvida um dos seus melhores textos. E alem de pensar no "abismo" entre o texto e a imagem notei a volta das "conexões subjetivas" entre o primeiro e o segundo prágrafos e o jogo de palavras no homem-Deus e Deus-homem. Muito bom o texto...

Bjo!!!!

Unknown disse...

Oi Brad..
Me impressionando como sempre. Linda a reflexão sobre a páscoa, uma data q hoje é tão desvirtuada, infelizmente.
Bjosss

Thybério Bastos disse...

Quase sempre a páscoa passa, e não prestamos atenção em seu sentido...
Triste, já que tudo se transformou em ovos de chocolate.
Parabéns pelo texto...

Thybério Bastos disse...

Hey, que nada... Eh um prazer ler seus textos. Minha net n tah prestando, mas assim q voltar a funcionar, leio o restante dos posts. To pelo cel. Abraços e espero por um novo post.

Unknown disse...

Sua habilidade com as palavras se desenvolve notavelmente a cada dia. Exprimir pensamentos complexos e profundos sobre sacrifício e amor.
Brad... Você se supera a cada dia.
Tenho orgulho de ser seu amigo!

Anônimo disse...

Linnndo esse texto.
Deus é tão bom.