domingo, 29 de março de 2009

Por que eu gosto das perguntas mais inconvenientes?

Quando as pessoas perguntam se está tudo bem, você não pensa numa resposta, você simplesmente responde: tudo. Para perguntas mais comuns existem respostas previamente preparadas. Para as perguntas mais insólitas, no entanto, há reflexão, o que gera respostas mais sinceras.


O mundo é superficial demais, romper esse superficialismo é um ato de coragem, é sempre arriscado ser intimidador. Mas perguntas intimidadoras demonstram um desejo de conhecimento, um interesse. Só as fazemos pra quem sentimos que realmente vale à pena, porque convém manter um relacionamento superficial com pessoas indiferentes.

A construção de uma pergunta evidencia a forma como o interlocutor compreende o mundo. Toda pergunta implica numa resposta, seja essa dita ou não. Perguntas comprometedoras nos fazem pensar e suas respostas revelam até a nós mesmos quem realmente somos.

Uma linha tênue divisa meu interesse do bom senso. Muitas vezes, abrigo perguntas inconvenientes esperando o dia em que talvez possam ser feitas. Esporadicamente uma ou outra escapa e como resultado, vezes colho uma semente de amizade, vezes perco um colega para a superficialidade.

As perguntas mais inconvenientes me seduzem por serem penetrantes, por conduzirem às respostas significativas, por exporem motivos ocultos e me capacitarem a enfrentar maiores verdades.

Toda pergunta é um ponto de partida. Uma boa pergunta pode ser o início de uma aventura.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Brad..
Sei examente oq vc quer sobre perguntas (e/ ou comentários) inconvenientes..
Creio q esse tipo de perguntas utilizadas no momento CERTO e do jeito CERTO, podem ser extremamente benéficas à uma amizade.

Cah* disse...

Como as perguntas são importantes, mais do que trazer informações elas "revelam até a nós mesmos quem realmente somos".
Gostei, Bjo!!!

Patrícia disse...

Nossa, realmente muito bom seu blog!
Vou seguir!

Mororo disse...

Andre ..eu concordo com o seu ponto de vista inteiramente...e vc sabe q eu sou um amante das perguntas incovenientes..
Pois todos sabemos q quando alguem pergunta se Está tudo bem? esta fazendo uma pergunta pre-moldada onde jah existe um modelo adaptado para isso ...o famoso e sinico ¨tudo bem¨..mesmo se seu tio estiver morrendo e seu irmão viciado em crack!
sei q naum podemos explorar e esperar de todos as mesmas coisas ..nao podemos abrir nosso intimo a todos nem ouvir sobre a dores de todos..por isso mantemos uma certa superficialidade natural..mas naum quer dizer q eh certa!
e quanto colegas eu perdi pra superficalidade por causa das perguntas incovenientes!aiaiaia
mas quantas conversas duradouras e profundas sobre os mais diversos temas q realmente importavam eu jah tive devido a incoveniencia!