quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sensacionalismo

Sinceramente, eu preferiria não falar desse assunto, pois minha opinião é controversa e muitas vezes choca alguns. Mas dessa vez me incomodou demais então vou falar sobre isso.

Suzana Richthofen , Nardoni, João Hélio e agora Eloá. São alguns nomes que trazem a lembrança acontecimentos trágicos, que embora pareçam fenomenais não passam de nossa realidade. Pessoas são mortas todos os dias, das maneiras mais horríveis. Mas em alguns casos há um acompanhamento todo especial, faz-se da tragédia um entretenimento, onde a televisão massacra a sensibilidade do homem ao custo da melhor imagem.

A mídia adora casos assim, onde se explora livremente a violência, onde a audiência é garantida e os “artistas” não cobram nada. O público se sente bem pelo alívio perverso, pode julgar os envolvidos e ainda tem papo pra quando acaba o assunto. Mistura-se o sensacionalismo barato com psicologia, com política, com religião e em certos pontos todos podem ter razão.

A comunidade de Eloá no Orkut tem quase 2 milhões de membros, seus scraps estão em torno de 25 mil, sem se falar nos milhões de acessos que seus vídeos do youtube já conquistaram. Esse excesso incomoda as pessoas inteligentes e sensatas, mas o povo cai na ciranda do sensacionalismo e patrocina com intenção de solidariedade a indústria da desgraça.

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente....
Chega ate ser abusivo e invasivo a forma com q os jornais usam casos de violência crítica pra fazer audiencia....
Ontem foi estuprada e degolada um garota de 14 anos ao lado da minha casa....pq ninguem chora por ela ?
pq ela nao foi noticia ? pq 30.000 pessoas não foram ao seu enterro ?

Agora eles esperam pelo novo crime ...como urubus ha espera de um novo cadaver....onde eles destroçam ..se alimentam e vão embora!!!

Anônimo disse...

Pois é André.. concordo com vc!
nem tenho oq comentar.. seu texto já diz tudo!

Diógenes disse...

Concordo plenamente. Depois de alguns meses, só vai ser mais uma notícia velha. É dificil hoje em dia as pessoas se lembrarem, ou melhor, se importarem com o antigo caso Richthofen, João Hélio & Isabella Nardoni. As pessoas devem pensar que isso não é um grito solitário, diariamente, acontece coisas muito piores em todo o mundo.
Muito bom o seu blog, parabéns!

Ananda disse...

André! também não sabia que você tinha um blog. e gostei das coisas que você escreve.
quem sabe eu arranje tempo, disposição e inspiração e aí volte a postar no meu blog. se isso acontecer eu te aviso!


(só hoje vi seu comentário do dia 14/09)

beijão!

Unknown disse...

Pois eh...
Isso me incomodou bastante tambem.. a midia parece incentivar cada vez mais esse tipo de atitudem oferecendo fama, a quem menos merece, e invadindo de maneira irresponsavel a vida publica e particular de quem esta sofrendo.

Anônimo disse...

ah q saudades de vc!