quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Livre-arbítrio

Há algum tempo me pergunto o porquê do desejo de convencer alguém de algo. Seria uma ação involuntária visando subliminarmente à redução de atrito em um relacionamento? Não, o próprio ato da persuasão ou debate já é um atrito que poderia ser evitado majoritariamente. Cogitando possibilidades encontrei uma que me intriga, mas de certa forma me agrada.

Deus deu ao homem o livre-arbítrio. Aqui começa um enorme paradoxo, a antagônica relação entre liberdade e juízo (arbítrio). É incrível como as pessoas gostam de julgar umas as outras, adotam como regras padrões individuais definidos por puro capricho e se acham no direito condenar. A restrição é um atentado contra a própria liberdade. Sentimo-nos livres para julgar, mas não aceitamos a liberdade de quem tomamos por réus.

Nosso íntimo egoísta deseja convencer e dominar, tudo o que ardentemente desejamos em nossa pequenez Deus em Sua grandeza abriu mão ao dar-nos o livre-arbítrio. Ele em Seu infinito amor deu-nos a opção de não amá-Lo. Esse é o cerne do altruísmo.

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei mto deste ultimo post. E a mais pura verdade. E me faz agradecer a Deus por isso, e ao mesmo tempo refletir se as vezes pretendo, mesmo inconscientemente retirar o livre arbitrio, dado por Deus de meu proximo.

Anônimo disse...

¨Nosso íntimo egoísta deseja convencer e dominar¨...
uurruulll viva ao egoísmo assumido!
pq todos somos ... ! AH vc naum? foi mal naum vi quando vc dividiu o almoço com o mendigo nah rua!
Liberdade sempre nos confunde... pois existem tantas regras q mal sobra espaço pra escolher algo!
¨Deus deu ao homem o livre-arbítrio¨ mas o prório homem tira
do outro a liberdade.Dai entra uma das mais lindas artes A PERSUASÃO
q invade a mente do outro e o convece de aceitar o nosso tipo de liberdade.. assim naum entramos em conflitos pensando q temos a paz e A liberdade!

André Hasse Urel disse...

Bem, em primeiro lugar, eu nem queria postar esse texto, foi a extrema falta de inspiração que me fez posta-lo. Como disse a Evelyn, é uma coisa muito pessoal.
Isso não é uma comemoração do egoísmo (haverá um texto sobre o egoísmo), mas do livre-arbítrio.
Que a liberdade nos confunde eu concordo, aon invés de seguir os conselhos de Deus e vivermos a liberdade queremos fazer juz a ela e acabamos em nossa ignorância só nos escravizando mais e mais.

É preciso aceitação das pessoas e de suas idéias com respeito!

Anônimo disse...

Juntando o texto com o comentário da Evelyn e o do André nem preciso dizer mais nada.. somente: concordo com certezaa!
Bjoo André