quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Coleguismo

Já foi dada uma breve introdução a respeito de meus pensamentos, sobre o que chamam de amizade. Antes de falarmos sobre a amizade comum e a verdadeira amizade seria necessário avaliar outro tipo de relacionamento mais rudimentar, o que eu chamo de “coleguismo”.

O coleguismo é uma relação interpessoal humana muito comum, está presente em diversas áreas de nossa vida e envolve a maioria das pessoas. Onde estamos temos a habilidade de nos relacionar, e qualquer tipo de relacionamento saudável entre pessoas pode ser tido como coleguismo.

Podemos fazer colegas em festas, férias, no trabalho, na escola ou em qualquer ambiente. Os colegas são amáveis e simpáticos, geralmente temos muitas coisas em comum. Com os colegas até podemos repartir algumas dores, mas não devemos falar de mais e nem tudo o que pensamos, eles são embalados no lacre da superficialidade. Podemos conviver anos com um colega sem saber a história de sua vida. O importante é sempre manter o alto-astral, dar risadas, se divertir e seguir aquela linha de comportamento imposta pela sociedade em todas as circunstancias.

Os colegas passam por nossa vida, uns por algumas horas, outros por dias ou até anos. São pessoas que entram e saem das nossas vidas, quando vem à separação não devemos temer, “foi bom enquanto durou”, desejar felicidades e seguir em frente cada um pelo seu rumo. Se no futuro se encontrarem relembrarão alguns momentos e perceberão que se fizeram o uso da palavra amigo foi em vão, pois na verdade passaram pelas vidas um do outro quando havia algo em comum, mas agora, é... eram colegas!

8 comentários:

Anônimo disse...

puxa eu concordo plenamente com vc.....nesse aspecto....
¨eles são embalados no lacre da superficialidade¨...coitados dos nosso pobres coleguinhas q se naum forem chamados de amigo se sentem magoados....e naum vao ser mais suposto amigos....^^
abrass...

Anônimo disse...

Oiii..
bom.. numa leitura superficial, senti um texto frio, como se nao tivessem valor as pessoas que convivem conosco...
mas relendo, e com maior atenção, tenho que concordar com o texto, afinal amizade é uma palavra que realmente perdeu o seu real sentido e que em certos casos realmente nao deve ser usada..
acho que isso nao significa que os colegas nao tenham valor nenhum, mas nao o de um AMIGO!
bjooo

Unknown disse...

Cheguei.. hehehe..
Nao eh a primeira vez q escuto seu comentario sobre esse assunto, e em concordo mesmo com vc.. (nao to a fim de debater hj.. nem inspirada pra isso)..
Espero poder ser incluida como sua AMIGA, como vc eh um AMIGO pra mim.. Se nao for tb, fazer oq??
Bjao BRAD!!
Saudadess

cândido gomes disse...

oi, andré! apreciei sua visita e seu comentário no meu blog. fiquei curioso e dei uma clicada aqui em seu blog. gostei do que vi: idéias, poemas, discussões..
quanto ao texto, creio que conversa muito bem com coisas que tenho pensado ultimamente também.. relacionamento é vital.
parabéns! e volte sempre pra gente conversar. abraço.

Anônimo disse...

Uau Brad!

Gostei mto,

Penso da mesma forma que vc..

Abraços!

Unknown disse...

Andréeeee...

Nossa + q perfeitos seus textos! São bem realistas, mexe com os sentimentos da gente! Alguns deles tem me ajudado pra caramba! =)
bjão

Jocemir Adenilson de Souza disse...

Adorei esse blog... eu precisava de uma boa definição para esta palavra, "coleguismo", e vc soube definir perfeitamente...
se naum for muita ousadia, eu gostaria de passar meu msn pra trocar ideias...
quem sabe nos tornamos colegas ou ainda amigos...
...Jocemir.

jocemir_timao@hotmail.com

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado