quinta-feira, 31 de julho de 2008

A obra da vida

Algumas sugestões apontaram alguma dificuldade no vocabulário e na interpretação dos textos, escrevo primeiro de maneira “inevitável” e logo em seguida de uma forma mais simples:

A vida é escura, cheia de contrastes mais sem brilho. É abissal a presença de saturações, mas limitado o espectro de matizes. Numa tonalidade cinzenta ela se apresenta crua, cabe ao ser humano colori-la de emoção. A visão é subjetiva, a interpretação concebe a idéia e estabelece o significado.

Os pincéis da alegria são molhados na imaginação e é a fantasia do real, não de forma alienada, mas de forma complementar, que dá o acabamento na obra da vida. É a idealização do concreto numa configuração abstrata que nos remete emoção ás lembranças. E é o uso de figuras representativas que acrescenta valor ao comum e faz especial o tradicional.

Toda beleza é vã no individualismo, o poder do repartir nossas experiências e cores que faz da vida mais que um projeto, uma obra de arte.

Em outras palavras...

A vida é cheia de desigualdades (sociais, culturais, financeiras...), mas em todas elas sem brilho (dinheiro, posição, bens, não trazem felicidade). Marca grande presença o excesso (o tedioso, o problema), mas é limitada quantidade de peculiaridades (de diferenças, de soluções) que cada um trás consigo. A vida como chega a nós não é atrativa, mas temos a capacidade de colori-la e fazê-la especial. O que vemos não é tão importante quanto o que pensamos do que vemos.

A alegria depende da imaginação, e é a fantasia, não de forma louca, mas de forma natural e não condicionada a frivolidade da sociedade que dá o acabamento na vida. É a idéia do real (que já aconteceu) que faz ao lembrarmos (do acontecimento) emocionarmo-nos novamente. É o fato de figurarmos as coisas (ironias, brincadeiras, trocadilhos) que acrescenta valor ao dia-a-dia e faz do comum especial.

É inútil ter uma vida, sem pessoas com quem podemos reparti - lá, e nossa capacidade de compartilhar experiências e emoções uns com os outros que faz da vida mais do que um empreendimento uma grande aventura.


5 comentários:

Anônimo disse...

Estes ultimos dias, mais do que nunca, me permitem compreender o real sentido desse texto!
nem preciso dizer mais nada!
está muito bom André... seu blog está cada dia melhor! Parabéns!
Beijãoo..

Anônimo disse...

Nossa! As aulas do Eiji serviram pra alguma coisa...rsrsrsrs...
Muito bem bolado o texto, real, complexo, e ao mensmo tempo muito bem explicado.

Te vejo segunda =)
Bjaum!!!

Unknown disse...

Bem Brad...
So uma coisa... eh ate legal vc explicar as coisas, so q ai, vc retira de nos a oportunidade de interpretar e retirar nosso proprio ponto de vista sobre o assunto.. posso ate nao entender td, mas isso incute em meu ser maior ansia, em descobrir o real sentido..
But.. eh so minha opiniao...
Bjoo

André Hasse Urel disse...

Eu concordo com a Evelyn! Sou contra a explicação, muito bem colocado litlle. A partir de hoje, sem mais explicações!!!

Unknown disse...

Aehhhh!!!! Valeu Brad!! Afinal, vc tem de agradar seu publico, nao eh mesmo?? hehehe
Bjooo